Ciclistas jacarezinhenses começam pedaladas até Aparecida

Todos os anos desde 2001, o grupo de ciclistas denominado “Ciclistas de Maria”, percorrem cerca de 650 km até a cidade de Aparecida em São Paulo. Este ano estão participando das pedaladas 13 ciclistas, sendo 10 de Jacarezinho, um de Ourinhos-SP e dois de Santa Cruz do Rio Pardo-SP.

O grupo é composto por apenas uma mulher, que já participa há três anos. Os ciclistas se reuniram e partiram hoje (02) de madrugada de frente a Paróquia São José Operário na vila Setti em Jacarezinho.

“Hoje a previsão é de chegarmos até o final da tarde em Itatinga, próximo de Botucatu. Amanhã partiremos de Itatinga, passaremos pelo santuário de Atibaia e chegaremos até Jacareí. O último dia da viagem sairemos de Jacareí e chegaremos à Aparecida até o meio dia, esta é a previsão” explicou Claudio Henrique Cavazzani, coordenador do grupo.

O grupo levará três dias e meio para percorrer os aproximadamente 650 km. Antes da saída para as pedaladas, o padre Celso Miqueli rezou e fez algumas recomendações para o grupo. A volta será no domingo com uma excursão.

Participam do grupo que partiu na madrugada de hoje com destino a Aparecida, Cláudio Cavazzani, Karina Cavazzani, Marcelo, Paulinho, Paulão, Giuliano, Aroldo, Gaiola, Marteloso, Eraldo, Pedro, Luis Carlos e Leda.

Rotam apreende quase 20 pedras de crack com casal

ocormaicon.jpg image by jivagobebe

A Rotam mais uma vez tirou de circulação pedras de crack e prendeu um casal que estava com a droga. É a segunda apreensão em dois dias. Os policiais militares fizeram a abordagem em uma casa na rua Almirante Tamandaré na vila Setti em Jacarezinho.

A apreensão de quase 20 pedras de crack aconteceu as 23h de ontem. O casal que estava com a droga foi levado para a delegacia de Jacarezinho. Nos últimos dias a Rotam vem mostrando a força da policia militar frente ao trafico de drogas em toda região.

EMBRIAGADO - Foge da PM, cai da moto, é socorrido, e preso em seguida

BANDEIRANTES: No início da madrugada, 01h15m, equipe PM realizava patrulhamento pela Rua Eurípedes Rodrigues, momento em que foi visualizada uma motocicleta transitando em velocidade incompatível com a via, e que o condutor da mesma, José, 39 anos, ao perceber a presença PM passou a efetuar manobra de fuga, vindo em decorrência a sofrer uma queda da motocicleta, e aparentemente, quase nenhuma escoriação sofreu. Na sequência, ficou constatado por meio de exame bafométrico o teor de álcool na proporção de 0,75 Mg/l. Diante do exposto, condutor e veículo foram encaminhados para o devido procedimento legal.

Passa bem mulher arremessada de carro durante acidente 

Aucinéia Cristina Gomes, de 40 anos,não corre mais risco de morte.Ela conduzia seu veículo Gol placa AMT 7350 de Wenceslau Braz pela rodovia PR 151 com destino a São José da Boa Vista, por volta das 23 horas da quinta-feira. Na altura do Km 132 próximo ao trevo de acesso a Santana do Itararé, acabou perdendo o controle do veículo colidiu no barranco.

 

O veiculo desgovernado acabou por retornar a pista e com a violência do impacto a condutora provavelmente sem cinto foi arremessada para fora do veículo caindo no meio da pista(foto).

 

O acidente foi presenciado por motoqueiros que passavam pelo local e um minuto após o acidente a equipe de reportagem da Agência Criativa, parceira da imprensa chegou ao local. Polícias Militares foram acionados e chegaram em 5 minutos. Vale ressaltar que uma ambulância com a equipe de plantão do hospital São José, do município de São José da Boa Vista, chegou em 7 minutos após ser acionada. Todos os procedimentos foram adotados para a remoção da vítima que foi encaminhada com ferimentos leves na cabeça ao hospital São Sebastião de Wenceslau Braz.

 

O veículo desgovernado entrou em um matagal e só foi retirado no dia seguinte na parte da manhã. O acidente poderia ter conseqüências mais graves, segundo a polícia caso o corpo tivesse caído no meio do matagal, pois a mulher perdeu a consciência momentaneamente e não conseguia se locomover e o veículo ficou fora do alcance visual de quem passa pela pista. “Se isso tivesse acontecido a demora para localizar o veículo bem como a vítima poderia de ter sido retardado, o que poderia ter causado conseqüências mais graves", disse o policial.

Violino no Dia das Mães

O músico instrumentista Rosney (foto) estará se apresentando ao som de violino neste domingo, dia nove, na pizzaria Tropical, localizada na rua Rui Barbosa, no centro de Santo Antônio da Platina,em homenagem ao Dia das Mães.

 

O show começará às 20h30m.

O artista, integrante também do grupo Toque Especial, exibirá canções de várias tendências para embalar os jantares dos comensais.

Maiores informações pelo fone (43) 3534-0976. 

Saúde descarta morte por Gripe A em Cambará

O adolescente Arnaldo Benedito Taga, 15, que morreu na segunda-feira, 3, depois ter sido internado na Unidade de Terapia Intensiva de Jacarezinho com complicações respiratórias, não estava com a Gripe A. O resultado do exame feito pelo Laboratório Central de Londrina foi divulgado ontem pela 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.

Embora os exames tenham sido negativos para o vírus H1N1, as causas da morte continuam desconhecidas. O secretário municipal da Saúde de Cambará, disse que o laudo da necropsia feita no corpo do adolescente demora cerca de um mês para ¬ ficar pronto. “Foi colhido material para outras doenças também, como dengue, anemia e leucemia, mas temos que aguardar”, disse.

 

No atestado de óbito, consta morte por complicações cardíacas. Arnaldo Taga havia participado dos Jogos Regionais de Ribeirão do Pinhal e adoeceu quando chegou do evento, na quinta-feira passada. Ele apresentou sintomas de gripe. Foi internado em Cambará e examinado por três médicos. No domingo, seu estado de saúde se agravou e ele foi transferido para a UTI de Jacarezinho com di¬ficuldades respiratórias, e acabou morrendo na madrugada de segunda-feira.

 

Cuidados.

 

Apesar dos exames do adolescente de Cambará terem dado negativo para a Gripe A, o chefe da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Jorge Godoy disse que a população deve ficar em alerta agora, com a chegada do inverno. “As pessoas se esquecem das medidas preventivas e podem fortalecer o vírus H1N1, por isso, não devemos nos esquecer de lavar as mãos e passar álcool em gel. As escolas devem ficar atentas e os eventos onde são esperadas aglomerações devem ser cercados de todos os cuidados”, disse.

 

Godoy disse que já orientou os secretários de Saúde dos municípios que estão participando dos Jogos Regionais de Santo Antônio da Platina para ficarem atento aos sintomas dos atletas quando voltarem para suas cidades. “Há mais de mil atletas participando dos jogos e muitos deles estão abrigados em alojamentos. Onde há aglomerações há mais facilidade de contágio da doença, por isso, eles devem ser observados por um período”, avisou.

Ex-prefeito de Nova Fátima é condenado por superfaturar bisturi

O Juízo da Comarca de Nova Fátima, acolhendo denúncia formulada pelo Ministério Público do Paraná, acaba de condenar criminalmente o ex-prefeito do Município de Nova Fátima na gestão 2001/2004, José Delanhol.

 

Ele foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão e a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial semi-aberto, a ser cumprido na Colônia Penal Agrícola do Estado.

José Delanhol, que terá direito a recorrer da decisão em liberdade, fica também inabilitado, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, seja o cargo eletivo ou de nomeação.

De acordo com a denúncia formulada pela Promotoria de Justiça de Nova Fátima, o ex-prefeito cometeu irregularidades como a publicação de atos oficiais da Prefeitura em órgão não oficial, descumprindo lei municipal específica sobre o tema, e também custeou eventos públicos com finalidade de promoção pessoal. O ex-prefeito também foi condenado pela compra de um bisturi eletrônico superfaturado, e por permitir o uso de bem público por particular.

Neste último caso, mais precisamente, a condenação apontou para a utilização indevida, em proveito de uma empresa construtora privada, de mais de 118 horas de uso de uma retro escavadeira pertencente ao Município, inclusive com o emprego de mão de obra de servidores públicos. 

Jovem leva tiro no rosto

O tiro atingiu o lado direito da face de “Balãozinho”.

Um jovem conhecido como “Balãozinho” foi encaminhado para o pronto socorro

de Cornélio Procópio depois de levar um tiro no rosto. Samuel de Castro Junior estava

na rua Benedito Desidério próximo ao estádio municipal de Santa Mariana.

A policia militar foi até o endereço as 21h15min e acionou a ambulância ao perceber o

ferimento. O jovem de 19 anos foi levado para atendimento médico e os policiais fizeram

diligencias, mas não encontraram os autores do fato. 

Feira da Lua durante o dia matem trânsito lento na Oliveira Motta

Os feirantes que expõe seus produtos na Feira da Lua, tradicional mercado aberto de
Santo Antônio da Platina realizado todas as terças-feiras, continuam desrespeitando as
regras pré-estabelecidas pela prefeitura.
A feira, que teoricamente deveria começar a partir das 18 horas, atualmente inicia as atividades antes das 15 horas. E a montagem das barracas tem começado antes do meio-dia, quando os comerciantes utilizam caixotes para demarcar o local onde as barracas são instaladas.
O resultado é o engarrafamento da avenida Oliveira Motta (foto) e muitas reclamações, principalmente do comércio.

Ônibus escolar bate e mata homem em Andirá

Ademar Rodrigues de Oliveira, de 52 anos, morreu por volta das nove horas desta quarta-feira, dia cinco, na Sociedade Beneficente Hospitalar de Andirá. 

Ele conduzia o Voyage AEL 5526 que colidiu em torno das 5h40m com o ônibus escolar(placas ADT 3706)  dirigido por Moacir Aparecido da Silva na PR-092, perto do patrimônio Nossa Senhora Aparecida, também em Andirá.

Segundo Valdir Ferrari, da Defesa Civil, Ademar se queixava de dores no abdôme quanto atendido.Não resistiu.

O sepultamento será na manhã desta quinta-feira. 

Adolescente morre com suspeita de Gripe A

A morte repentina do adolescente Arnaldo Benedito Taga, 15, em Cambará está sendo investigada pelos organismos de saúde.

 

Embora as causas não tenham sido diagnosticadas há suspeitas que ele tenha adquirido o vírus da gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Se confirmada, será a primeira morte causada pela doença este ano na região.

De acordo com a 19ª Regional de Saúde as circunstâncias da morte estão sendo investigadas.

Cemitério platinense apresenta melhorias após manifestação

O cemitério São João Batista em Santo Antônio da Platina, finalmente começa a apresentar melhorias.

Após 40 dias em que foi publicada a matéria mostrando a dura realidade do cemitério, o que se vê hoje é bem diferente, matos foram cortados, urnas que são retiradas das covas são removidas no mesmo dia, árvores estão sendo podadas, e veneno passado em vários pontos para evitar o crescimento precoce das plantas entre os túmulos.

Segundo o responsável pelo cemitério, Romilson Ferreira, as solicitações protocoladas junto à prefeitura, estão sendo atendidas, apenas o pessoal solicitado para a capina e limpeza do local, ainda não foi disponibilizado.

Funcionários que trabalham nas podas das árvores são de uma empresa terceirizada, e os três funcionários do cemitério ajudam na realização dos serviços.

Daniel Ferreira, um dos coveiros, mencionou que não irá realizar o serviço de capina, disse que a prefeitura é obrigada a mandar o pessoal para a realização do serviço, e que a sua obrigação é realizar sepultamento.

“Trabalhamos, sábados, domingos, feriados e fora de hora, e enquanto vários cargos recebem 100% de gratificação, recebemos apenas 60%, isso não é justo, tentamos por várias vezes reivindicar a alteração da gratificação, mas o que recebemos é sempre o não, então vamos trabalhar no que está dentro da lei, e cortar mato e retirar do cemitério, não é função do coveiro”, finalizou Ferreira.

Mesmo com a inconformidade e reivindicação dos coveiros, o responsável pelo local disse que com o novo chefe do barracão, Fernando Lemes, as condições de trabalho melhoraram bastante, e que tudo está se encaminhado.

Segundo Romilson, até o dia das mães os serviços estarão concluídos.

Briga em estádio platinense deixa três feridos

Uma briga no final de jogo amador disputado no domingo, dia dois, no Estádio José Eleutério da Silva, deixou três feridos, em Santo Antônio da Platina.

click to zoom

Segundo a PM, que atendeu a ocorrência, ao término da partida Eder L, conhecido como Edinho do Mototáxi,  golpeou com um canivete Júlio F Sales na coxa e nas costas Jairo Sales e Júnior César Sales.

Em seguida, fugiu.

Os feridos foram levados ao pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Saúde.

Imunização contra gripe A para todos é suspensa no Paraná

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, suspendeu nesta segunda-feira (3) a liminar que ordenava a disponibilização de doses suficientes de vacina contra o vírus da Influenza A - H1N1 para imunizar toda a população do Paraná.

Conforme o magistrado, a manutenção da medida poderia causar grave dano à ordem pública, comprometendo política previamente articulada com o objetivo de vacinar os grupos de risco, o que provavelmente ocorreria diante da falta de doses para o atendimento de todos.

No último dia 12 de abril, a 2ª Vara Federal de Curitiba deferiu a liminar solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), ordenando à União e ao Estado do PR que garantissem a vacinação de todos os paranaenses. Contra a medida, a União interpôs um pedido de suspensão no TRF4, argumentando que, além de lesar a ordem pública, a determinação colocava em risco toda uma política formulada com vistas à prevenção, em nível nacional, da doença.

Ao analisar o recurso, o presidente do tribunal relembrou os principais fatos que antecederam a campanha de vacinação contra o vírus da Gripe A - H1N1, atualmente realizada pelo Ministério da Saúde. Darós salientou a documentação apresentada pela União, que comprova não haver doses suficientes para atender toda a população - a quantidade atual atende a menos de 1/3 das pessoas em todo o mundo e, no Brasil, a metade da população.

Para o desembargador, a campanha lançada pelo Ministério da Saúde está lastreada em orientações, metas e discussões envolvendo setores especializados, como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde. Segundo Darós, "a política posta em prática não só está de acordo com aquela adotada no plano internacional, mas também ultrapassa as metas consideradas como mínimas a serem atingidas, pois, como se vê, optou-se por incluir outros grupos da população a serem vacinados, além daqueles considerados como sendo de risco".

Morre ex-diretor da Upe Clube de Campo

Faleceu na tarde de terça-feira 03 em Botucatu, interior pulista, José Barcala, ex-professor e ex-diretor da Upe Clube de Campo, de Santo Antônio da Platina.

Ele tinha 70 anos e seis filhos.Era cunhado do comerciante José Lessa, do restaurante platinense "Jóia".

Barcala tinha trombose, sofreu derrame e chegou a permanecer na UTI de um hospital em Botucatu.Melhorou, foi para a casa de parentes em Piraju(SP), mas seu quadro clínico piorou e ele retornou ao hospital, mas não resistiu.

O sepultamento será na tarde desta terça-feira no cemitério São João Batista. 

Já estão estabelecidos os “confrontos” para o Dia do Desafio 2010.

Em uma reunião realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo, foram definidos os confrontos das cidades do Norte Pioneiro para a realização do Dia do Desafio no ano de 2010.

Em uma reunião realizada no SESC Pinheiros, em São Paulo, foram definidos os confrontos das cidades do Norte Pioneiro para a realização do Dia do Desafio no ano de 2010.

O gerente executivo da unidade do SESC Jacarezinho, Sérgio Luiz Tibúrcio,  participou da solenidade na tarde de ontem e acompanhou o sorteio da cidades paranaenses e suas respectivas “ rivais “ sul-americanas ou mesmo brasileiras para o projeto deste ano.

Vale destacar que o anúncio das cidades foi realizada por Nivaldo Pietro, locutor da Rede Bandeirantes, e participaram da cerimônia celebridades esportivas como o ex-goleiro Zetti, os ex-jogadores Vampeta, Ronaldão, Clodoaldo e Pepe. A ginasta Lais Sousa também participou do evento.

 

Cidades- Norte Pioneiro População Desafiante - Cidade/País População

1 Barra do Jacaré 2.860  Seyé (México) 8.997 

2 Cambará 25.102  Punceres (Venezuela) 24.272 

3 Carlópolis 13.581  Almolonga (Guatemala) 16.808 

4 Conselheiro Mairinck 3.700  San Rafael Petzal (Guatemala)  8.006 

5 Curiuva 15.217  Tamahu (Guatemala) 17.987 

6 Figueira 8.485  São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro ) 9.052 

7 Guapirama 3.645  Aguas de Santa Barbara (São Paulo ) 5.612 

8 Ibaiti 29.441  Viñales (Cuba) 27.501 

9 Jaboti 5.307  Gália (São Paulo) 6.635 

10 Jacarezinho 40.582  San Antonio Del Sur (Cuba) 26.500 

11 Japira 4.797  São Valentim do Sul (Rio Grande do Sul) 2.336 

12 Joaquim Távora 10.755  Mexicaltzingo (México) 12.000 

13 Jundiaí do Sul 3.777  General Bravo (México) 5.385 

14 Pinhalão 6.005  Santa Albertina (São Paulo) 4.992 

15 Quatiguá 7.148  Cotiporã (Rio Grande do Sul) 4.887 

16 Ribeirão Claro 11.246  Uracoa (Venezuela) 11.251 

17 Salto do Itararé 5.134  Teotepeque (El Salvador) 9.443 

18 Santana do Itararé 5.697  Ciudad Neily (Costa Rica) 5.697 

19 Santo Antonio da Platina 42.002  Raul Leoni (Venezuela) 30.062 

20 São José da Boa Vista 6.320  Ixtenco (México) 8.500 

21 Siqueira Campos 17.411  Arapuey (Venezuela) 12.207 

22 Tomazina 8.808  Porto Maua (Rio Grande do Sul) 8.808 

23 Wenceslau Braz 19.090  Tubores (Venezuela) 16.654

 

Sobre o Dia do Desafio:

 

O Dia do Desafio surgiu no Canadá no ano de 1983 para incentivar as pessoas a praticarem atividade física diária, ressaltando a importância de uma atividade saudável para a manutenção do corpo e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA- Entidade alemã de promoção de esporte para todos.

No Brasil o evento teve seu início no ano de 1995 sob coordenação do SESC São Paulo. Já no estado do Paraná, começou em 1997, com a participação de duas cidades: Londrina e Ponta Grossa. Para o ano de 2010, a expectativa é que os 399 municípios participem do projeto.

O evento é uma campanha de cunho mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades.

O objetivo principal é combater o sedentarismo e conscientizar população sobre a importância da prática regular da atividade física para a manutenção da saúde.

 

Juninho Queiroz desmaia durante caminhada

O comunicador Juninho Queiroz desmaiou e precisou ser hospitalizado neste sábado, dia primeiro.

 

Ele participava da 5ª edição da Caminorpi, promoção da Faculdade do Norte Pioneiro, que leva alunos, professores e simpatizantes a andarem um percurso de cinco quilômetros por alguns pontos turísticos de Santo Antônio da Platina, como o Morro do Bim.

Queiroz foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Saúde, tomou soro e glicose, ficou em observação e, em seguida, liberado. 

 

Definição:

O desmaio é a perda temporária de consciência como resultado de uma diminuição transitória de fluxo de sangue para o cérebro. A tontura é uma sensação vaga de vertigem ou de que a pessoa vai desmaiar.

Colisão entre ônibus e carreta mata quatro na BR 277

Um violento acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (31) entre um ônibus e uma carreta na rodovia BR-277 deixou quatro pessoas mortas e pelo menos 15 feridas, sendo que cinco estão em estado grave com risco de morte.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 6h, um ônibus da empresa Transmoleke, com placas de São Paulo, colidiu contra uma carreta com placas de Florianópolis, no Km 625, próximo à Praça de Pedágio de Céu Azul, a 51 km de Cascavel.

O motorista do caminhão relatou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tentou evitar a colisão quando viu que o ônibus invadiu a sua pista mas não houve tempo hábil. "Ele conseguiu tirar apenas o cavalo mas a carroceira bateu na lateral do ônibus a partir do segundo banco do veículo, isto porque o condutor do ônibus também conseguiu desviar a cabine frontal", relatou um dos policiais federais.

O motorista do ônibus ainda não foi ouvido para explicar o que aconteceu. Ele teve ferimentos e teve que ser conduzido ao hospital.

Segundo a PRF, o ônibus transportava 46 passageiros, entre turistas e sacoleiros, que iam de São Paulo para Foz do Iguaçu. A empresa realiza esta linha toda semana.

Entre as pessoas que tiveram ferimentos graves e correm risco de morte estão os passageiros Fernando Scherr, 42 anos, Cristina Pacheco, 36 anos, e Renata Alves dos Santos, 27 anos.

Eles foram encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel. Os demais feridos ainda não foram identificados.Várias viaturas estão no local prestando atendimento. Ainda não há identificação dos mortos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Cascavel.

A pista no sentido Cascavel-Foz do Iguaçu teve que ser interditada e o tráfego desviado.

Rodoviária sem bebedouro há 2 anos

O Terminal Rodoviário de Santo Antônio da Platina está sem bebedouro há cerca de dois anos, quando o local, frequentado por dezenasde usuários, sofreu uma reforma, ainda na gestão do ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM).

 

 

Atualmente,o passageiro que desembarcar na rodoviária tem que comprar água ou mesmo saciar a sede em torneiras, seja nos banheiros ou no jardim do terminal (foto). Quem mais reclama, além dos passageiros, são os taxistas que chegam a passar mais de 12 horas no local.

Efapi movimentou R$ 3 milhões em dez dias

Foram comercializados 1.821 animais, vendidos R$ 1 milhão em máquinas, tratores e equipamentos e mais um R$ 1 milhão foi movimentado entre parque de diversões, shows, barracas e restaurantes durante os dez dias da 38a. Efapi(Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro), que acabou no domingo, dia 28. O balanço foi anunciado, nesta terça-feira,com exclusividade ao npdiario, pelo Diretor Financeiro do maior evento da região, Fábio Auersvald(na foto, com as secretárias Sônia e Janaína).

Foram comprados no primeiro leilão de gado nelore 1.640 cabeças, no segundo 540 e no terceiro 600, além de 20 vacas leiteiras e 21 charolês, totalizando 91% dos dois mil animais à venda.

Auersvald admite que o tempo chuvoso atrapalhou, impedindo a apresentação de Gene Fireball, o "motoqueiro maluco"; chegou a colaborar no corte da eletricidade durante uma apresentação artística; trouxe lama em vários locais incluindo o estacionamento e até o voo panorâmico de um helicóptero foi prejudicado, mas o público compareceu, a cavalgada foi considerada a melhor da história da Efapi, sem incidentes e a segurança elogiada por todos."A cavalaria, os PMs com os cães, a polícia rodoviária federal, a civil, todos ajudaram e tudo transcorreu com calma e tranquilidade", reforçou o diretor.

Outro problema foi que o "LondriPark" anunciou o brinquedo Evolution, que funcionou apenas uma noite por causa do gerador que trouxeram, insuficiente.

São muitas as exigências para se efetivar uma iniciativa do porte da Efapi, como a presença de um desfibrilador com um agente capaz de garantir o suporte básico de vida.O show de Hugo Pena e Gabriel, por exemplo, custou R$ 48 mil e a segurança privada R$ 16 mil.

Auersvald acredita que, em mais três semanas, o balanço completo estará pronto, mas adiantou que a Efapi "se pagou" e ainda deve dar um pequeno lucro em torno de R$ 15 mil, igual ao obtido no ano passado.

Npdiario processa assessor de deputado federal

A direção do npdiario está entrando com Representação Criminal contra um tal de Valter Pereira, que se diz assessor parlamentar do deputado federal André Vargas(PT). Foto abaixo:

 

O elemento escreveu às 15h19 desta segunda-feira no mural de recados do site acusações improcedentes e difamantes, além de calúnias, que terá que provar com testemunhas e documentalmente, o que evidentemente não acontecerá, pois inexistentes, fruto de sua imaginação.

Num texto repleto de erros gramaticais, agride moralmente o jornalista Valcir Machado, com adjetivos como "verme" e "cachorro". 

O advogado do npdiario, doutor Jacir Furtado de Souza Guerra(foto abaixo).

Adiantou, nesta manhã de terça-feira, que a Representação será feita junto à Autoridade Policial e, na sequência, o Ministério Público deve oferecer denúncia contra o cidadão e, em seguida, processado judicialmente por injúria e difamação. Condenado na Vara Criminal, o próximo passo jurídico é a indenização por danos morais. 

Pereira mora em Santo Antônio da Platina há dois ou três meses e (ainda) não se sabe sua formação profissional nem quaisquer informações sobre sua procedência. 

Ele se diz também coordenador político da pré-campanha a deputado estadual de Celso de Souza Schmidt(PT).Procurado por celular no começo da noite desta segunda, Schmidt admitiu conhecer o sujeito, com quem tem tratativas partidárias, entretanto negou que seja coordenador de sua campanha, desautorizando o indivíduo a falar em seu nome, por sinal, bastante respeitado em todo o Paraná.

 

Abaixo o comentario deixado por Valter Pereira no site NPdiario:

Pavilhão do Meio Ambiente  EFAPI 2010 SANTO ANTONIO DA PLATINA

Agradecimentos :  Wilton Oliveira  Jornal Veja Notícias '' A informação ao seu dispor''

Cavalgada reúne 1500 cavaleiros

Governador Requião participou do evento e destacou investimentos do Governo do Estado no agronegócio paranaense.

Cerca de 1500 cavaleiros participaram domingo (21) da cavalgada da 38ª Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Norte Pioneiro (EFAPI), que acontece até o dia 28 de março, no Parque de Exposições Alicio Dias dos Reis, em Santo Antônio da Platina. O governador Roberto Requião participou do evento, acompanhado de autoridades estaduais, regionais e municipais.

Durante a cavalgada, o governador destacou os investimentos do Governo do Paraná no agronegócio paranaense. “O Governo já apoiava [o agronegócio] com aquisição de leite para o programa Leite das Crianças e agora com a compra de mais 30 mil litros ao mês para merenda escolar”, disse o governador.

Ele antecipou, ainda, que deve anunciar, nos próximos dias, um projeto para dar impulso à caprinocultura. “Queríamos lançar já no início do mandato, mas as regiões do Nordeste que têm as melhores matrizes sofriam com a febre aftosa. Esperamos que ficassem livres para a inseminação de 40 mil cabras”, explicou. 

Domingão na EFAPI - Atrações agradaram à todos os gostos e idades

Definitivamente, as atrações de Domingo da Expo 2010 agradaram à todos. No começo da noite no Espaço Alegria, a criançada foi ao delírio com as apresentações teatrais do Palhaço Siricotico e Mágico Monsil que estamparam sorrisos nos rostos de crianças de todas as idades.

 

Mais tarde, a dupla Jacarezinhense "Humberto e André" abriram a noite de shows no palco principal com entrada franca e mostraram que estão prontos para encarar o desafio de serem uma dupla sertaneja de destaque nacional com músicos de primeira linha e um variado repertório, que empolgaram à todos que assistiam ao show.

Logo em seguida, com a apresentação de Fábio Lara e Thays, subiram ao palco a super Banda "Apollus Band" que trouxeram na bagagem, os maiores sucessos da atualidade e fizeram do parque de Exposições uma grande e empolgante pista de dança.

Estudantes deixam acampamento em frente à faculdade depois de mandado judicial

A reintegração de posse no pátio da FAFIJA (faculdade de filosofia ciências e letras de Jacarezinho) foi pacifica e durou pouco mais de uma hora. Os universitários que reivindicavam uma “casa do estudante” saíram do local depois da presença do oficial de justiça e da policia militar.

 

Depois de uma conversa entre a diretora da instituição, a professora Ilca Setti e os manifestantes, ficou decidido que dos seis alunos, três irão para a casa do estudante Otavio Mazzoti, pertencente ao diretório acadêmico da faculdade de direito de Jacarezinho e os outros três ficarão provisoriamente em uma pousada ou hotel.

Os acadêmicos da UENP/FAFIJA começaram a manifestação pacifica com acampamento em frente o campus da FAFIJA na tarde da ultima quinta-feira, dia 11, pedindo a construção da casa do estudante para os alunos da faculdade.

De acordo com Francine, funcionaria da UENP (universidade do norte do Paraná), a casa do estudante será construída em blocos com quartos e banheiros e as obras devem ter inicio em cerca de 30 dias.

Informação faz platinenses entrarem em pânico

Pais, comerciantes, alunos, e até crianças, passaram está quarta-feira (17) sob tensão e pânico em Santo Antônio da Platina.

Rumores em todos os cantos da cidade, davam conta, que uma onda de arrastão seria cometida no município durante o dia de ontem, que vários marginais desceriam para o centro da cidade, promovendo quebra-quebra nos estabelecimentos comerciais, e se confrontando com a polícia.

medo

A informação que vazou logo pela manhã fez com que as pessoas tomassem várias precauções. Crianças não foram às aulas, comércios fecharam mais cedo, e o que se via pelas ruas da cidade, era tensão e medo.

 

Um comerciante mencionou à reportagem, que o seu movimento caiu 70% no dia de ontem. “As pessoas não saíram de casa por causa da informação que ouviram na rádio, uma foi falando à outra, e acabou resultando nisto, não sei de onde saiu está informação, mas do mesmo jeito que a rádio informou o que ocorreria, deveria se retratar e dar explicações à população, pois o medo de sair de casa fez minhas vendas caírem 70%, e tenho certeza que o mesmo ocorreu em outros estabelecimentos, espero que uma resposta seja dada à sociedade”, finalizou o comerciante.

 

A polícia militar confirmou que recebeu inúmeras ligações, apavoradas, as pessoas queriam saber o que se passava, se era realmente verdade as informações que chegavam de todos os lados.

 

O Tenente Coronel da Polícia Militar, Airton Sérgio Diniz, que também reside em Santo Antônio da Platina, disse que não houve nenhum indício ou denúncia que levasse a polícia militar a se mobilizar para está situação, e que policiais que normalmente não são vistos no município e ontem circulavam pela cidade, fazem parte do sistema de segurança que irá atender a 38ª EFAPI que começa nesta sexta-feira. Disse que a polícia militar está preparada para atender qualquer tipo de situação, mas que o fato ocorrido ontem, não passa de boatos.

Bêbado no Barro - GP Pro Tork Siqueira Campos

Após terminar o motocross, depois de muita chuva, bebado não consegue se levantar no barro.

 

Está quase tudo pronto para o início da 38ª EFAPI

Está quase tudo pronto para o início da 38ª Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi). O Parque de Exposições Alicio Dias dos Reis, que abriga a mostra, passa por processo de limpeza e iluminação. As vias públicas também estão em fase final de preparação e o parque de diversões, estandes e praça de alimentação já estão sendo erguidos. A expectativa da comissão organizadora é que tudo esteja finalmente pronto até a manhã da próxima sexta-feira, dia da inauguração da feira.

Na tarde de ontem, funcionários da empresa Tecnoenge, contratado pela direção da Efapi para instalar a iluminação da feira, trabalhava nos arredores do parque e no estacionamento. Três caminhões e mais de 10 funcionários estavam no local na tarde de ontem. “Tanto o estacionamento do parque quanto as ruas envolta são locais escuros e precisaram de uma atenção maior. A iluminação está bem adiantada”, revelou o diretor administrativo financeiro da Sociedade Rural do Norte Pioneiro, Fábio Auersvald, responsável pela realização da Efapi. Ainda segundo informações do diretor do evento, José Otávio da Silva, a prefeitura de Santo Antônio da Platina está investindo R$ 130 mil na feira, incluindo melhorias na iluminação pública.


Dezenas de operários corriam contra o tempo na montagem do parque de diversões e de barracas da praça de alimentação. “Geralmente o que fica para última hora são os estandes, que devem estar prontos na sexta-feira de manhã”, prevê. De acordo com Auersvald, a expectativa de comercialização da Efapi desse ano é de mais de R$ 10 milhões. Os cálculos da direção da feira são referentes aos cinco leilões, que devem levantar cerca de R$ 2 milhões, pela liberação do Banco do Brasil, no valor de R$ 5 milhões, pela comercialização dos espaços, que em 2010 teve um acréscimo de 30%. O restante da arrecadação deve vir da movimentação das praças de alimentação e dos estandes.


A malha asfáltica do parque de exposições, que apresentava muitos buracos e irregularidades passou por um processo de melhorias. Também na tarde de ontem, oito operários e uma máquina do Departamento de Obras e Planejamento Urbano de Santo Antônio da Platina trabalhavam no recapeamento do asfalto. A direção do evento espera receber aproximadamente 100 mil pessoas durante os cinco dias de feira. A direção da Efapi calcula que a noite mais movimentada do evento deve ser a quinta-feira, dia 26. A estimativa de público para o dia do show é de 12 mil pessoas.


Segundo o diretor do setor, Fábio Galhardi, mais de 90% dos trabalhos no local já estavam concluídos até o final da tarde de ontem. “Hoje e amanhã esse pessoal se desloca para a avenida Palma Reno onde o asfalto também vai passar pelo mesmo processo, onde vai se realizada a cavalgada”, finalizou.

Mulher é esfaqueada por suposta amante do marido em Conselheiro Mairinck

Trindade Maria de Quadros, 43 anos, levou três facadas no começo da noite desta terça-feira (dia16), na Avenida José Afonso na cidade de Conselheiro Mairinck. A autora do crime foi Josiane de Oliveira Silva,34. O motivo: ciúmes do marido. 

Mulher é esfaqueada no interior do Piauí: Morre na hora

 

Maria invadiu a residência de Josiane porque desconfiava que ela estaria tendo um caso com seu marido. A discussão começou no portão da casa. Maria teria quebrado a cerca e com um pedaço de madeira na mão começou a desferir golpes em Josiane. A mulher, para se defender, pegou uma faca de cozinha e desferiu três golpes no braço esquerdo e um nos seios. A mulher foi atendida no Hospital Municipal de Conselheiro Mairinck e não corre risco de morte. 


Josiane foi conduzida por policiais militares até a 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti e foi interrogada pelo delegado Ricardo Perin Nardi. Ela não foi presa em flagrante, pois agiu em legítima defesa, porém a Polícia Civil irá investigar melhor o caso e se necessário pedir a prisão preventiva. 

Advogado platinense morre em acidente automobilistico

Na tarde de ontem, uma colisão frontal entre um Ford Focus e uma carreta que transportava um trator, em Piratininga (13 quilômetros de Bauru), resultou na quarta vítima fatal deste ano na rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó (SP-225), conhecida como Bauru-Ipaussu.

 

 

 

O trabalho de remoção dos veículos e retirada da vítima fatal das ferragens fizeram com que a rodovia ficasse parcialmente interditada por quase quatro horas.

Segundo a Polícia Rodoviária, o acidente foi registrado por volta das 16h45 no quilômetro 262 da via. Marcio Dias de Oliveira, 28 anos, seguia com seu Ford Focus, placas ASE-5463, de Santo Antônio da Platina (PR), em direção a Bauru quando tentou fazer uma ultrapassagem e acabou sendo atingido de frente pela carreta Iveco, placas IVE-4848, de Passo Fundo (RS), que transitava em sentido contrário. O nome do motorista da carreta não havia sido revelado até o fechamento desta edição.


O impacto da batida foi tão forte que o Ford Focus chegou a ser arrastado pela carreta até o acostamento. A parte dianteira do carro ficou presa embaixo da cabine do veículo, transformando-se num amontoado de ferro retorcido. O motorista foi retirado das ferragens sem vida. Já o condutor da carreta, apesar de não ter se ferido, foi levado por uma viatura da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) ao Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru.

Festival de Natação na UPE no domingo

A UPE Clube de Campo promove na tarde do próximo domingo, dia 21, o Festival de Natação. À frente do evento está a professora de natação e hidroginástica Renata Stival. “Será uma forma descontraída para as crianças que fizeram aula de natação na UPE demonstrarem aos pais, amigos e familiares a sua evolução na água”, explicou a professora. 


No evento, que terá início às 15 horas, serão demonstrados os quatro estilos: Crawl, Costas, Peito e Borboleta, de acordo com Stival sempre respeitando o limite de cada aluno. 

O evento será aberto a todos os sócios que tiverem interesse em assistir. 

A iniciativa está marcada para acontecer no domingo, porém se o “tempo não ajudar” (chover e/ou a temperaturas cair drasticamente) o Festival será alterado para uma nova data. 

“Cada participante ganhará uma medalha e uma touquinha de natação como forma de comemoração ao seu grande avanço aquático”, concluiu a professora. 

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (43) 3534-1361. 

A natação é uma técnica antiga em que muitas pessoas desconhecem todos os benefícios que ela oferece. 

Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. 

É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.

Quem nada chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora.

Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro. 

E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Saiba um pouco mais sobre os estilos e seus benefícios:

Peito / Clássico. Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais).

Costas. Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas.

Borboleta. É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e braços.

Crawl. Ajuda na definição muscular das costas e braços.

É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para quem quer emagrecer.

 

Mirante continua abandonado

O Mirante, apontando para o Distrito Federal, instalado no alto de uma construção às margens da PR-439, em Santo Antônio da Platina,permanece abandonado. 

 

Serviu no passado para acampamentos, churrascos ou simplesmente local de lazer e entretenimento para as famílias pela bonita vista do rio das Cinzas e de cachoeiras."A gente namorava, alguns desciam para a ponte e pescavam; agora, está tudo cheio de mato", lamenta a dona de casa Josiane Aparecida Hainstck. 


O mato cerca tudo(foto),as escadas para subir ao Mirante estão quebradas e as pessoas, evidentemente, não se dirigem mais para lá, com medo. Anos atrás, uma mulher foi assassinada e seu corpo queimado.Na ocasião, especulou-se que ela seria contadora de uma quadrilha de traficantes e que teria pago com a vida por suposto desvio de dinheiro.O crime não foi solucionado. 


Por e-mail, a assessoria de Imprensa do DER(Departamento de Estradas de Rodagem), ligado ao governo estadual, informou que não tem plano nem projeto para recuperação do antigo ponto turístico. 


A Rodovia PR-439 é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que liga o entroncamento com a PR-218 em Ribeirão do Pinhal e a localidade de Platina, na cidade de Santo Antônio da Platina. 

 

“Setão” de Santo Antônio - Quem passa pelo quilômetro 52 da rodovia PR-439, no trecho entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, encontra em um mirante na margem da estrada uma ótima oportunidade para contemplar a natureza. Do alto de 60 degraus é possível avistar o Rio das Cinzas e um paredão de pedra que abriga uma cascata. O que ninguém entende é o que significa uma escultura, em forma de espinha de peixe, que aponta para o rio. Nem na prefeitura de Santo Antônio da Platina há explicação para o que significa aquela construção. Mas o historiador Israel Pereira de Castro tem a resposta: nada mais é que uma seta que aponta para a cidade, distante sete quilômetros. Segundo ele, a obra foi erguida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quando o órgão fez algumas alterações no sentido da rodovia. “Nas décadas de 70, o DER erguia uma espécie de recanto nas estradas que construía. Por isso nem a prefeitura tem informação sobre o monumento”, diz.

Gil exige melhorias no trânsito platinense

O vereador Gilson de Jesus Esteves, o Gil Martins, (PMDB) pediu no plenário da Câmara novamente melhorias no trânsito de Santo Antônio da Platina. Entre as reivindicações estão  melhorias no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Dom Pedro II(foto), pintura de faixas perto das escolas e melhor sinalização no trevo que dá acesso ao Distrito da Platina.

 “Precisamos analisar os problemas que estão em nosso município e corrigir isso antes que aconteça algum acidente. Após retirar o semáforo ficou algo confuso, por isso é necessária alguma atitude urgente”, enfatiza. 

O vereador lembra o fato da pintura de faixas para dar maior segurança aos estudantes de alunos de vários estabelecimentos de ensino. A maior preocupação do vereador é devido à alta velocidade dos carros, cujos motoristas não respeitam as placas de sinalizações e nem as leis de trânsito. “É muito grande o fluxo de carros que trafegam em alta velocidade em frente aos estabelecimentos de ensino”, diz. 

Outro problema apontado pelo membro do legislativo é a falta de placa no trevo da BR-153 com a rodovia que dá acesso ao trevo da Platina. “Quem não conhece o município e precisa passar pelo local sofre um grande risco de sofrer um acidente”, indica. 

Embora tenha apenas cerca de 43 mil habitantes, Santo Antônio da Platina tem um diretor municipal de trânsito, pago com o dinheiro do contribuinte.Porém, com 15 meses da atual administração conseguiu o que parecia impossível: Piorar o trânsito na cidade.

 

Preso bêbado que matou grávida

Rogério Valentim de Souza, de 29 anos, foi preso em torno do meio-dia desta quinta-feira, dia 11, em Andirá. Às 7h45m da manhã, totalmente embriagado, atropelou e matou em Santo Antônio da Platina a grávida Luciana Pereira Gabriel(foto), de 30 anos.O nenê, do sexo masculino, também não resistiu e perdeu a vida. Outro menino ficou ferido. 

 

Valentim dirigia o Celta azul placas ANM 4668(SAP) e entre o supermercado Luzitano e a Borracharia do Tuka, na rua Antônio Castro Vilas Boas,Vila Ribeiro, atropelou a dona de casa que atravessava a via pública com seu filho, Alan Roger, de um ano e sete meses. O choque foi tão violento que as vítimas foram arremessadas vários metros do local. 

O corpo de bombeiros chegou em minutos e atendeu a grávida e seu filho,já de oito meses e com parto marcado para o mês que vem, mas por volta das 15 horas após serem atendidos no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina, o bebê e a mãe morreram. Alan teve fraturas expostas nas duas pernas, mas não corre risco de morte. 

Fontes críveis informaram ao npdiario que o marido de Luciana, Adriano de Souza, 29, trabalha no corte de cana em Bandeirantes. O rapaz mora com mais quatro filhos no Aparecidinho III. 

Dois filhos de Luciana estão presos na cadeia local, por furto. Há receio que ambos possam querer se vingar do "assassino" da irmã, que, ao ser preso em Andirá, ainda estava visivelmente bêbado, segundo fontes policiais. 

O que revoltou ainda mais populares foi a reação de Rogério.Ao provocar o acidente, saiu do carro, desvencilhou-se de parte do carrinho de nenê, onde Alan dormia, que estava preso ao veículo, xingou e fugiu sem prestar socorro para as vítimas, que agonizavam no chão. 

Ela descia para o Centro Social para obter remédios de pressão alta para si e uma das filhas. 

 

Nova delegada assume segunda-feira

 

Margareth Alferes de Oliveira Mota(foto), de 47 anos, será a nova delegada de Santo Antônio da Platina, segundo apurou o site npdiario com fontes da secretaria estadual de Segurança.

Ela assumirá o cargo na próxima segunda-feira, dia 15.


Trabalhou na 4a. DP de Curitiba, em Piraquara, o berço das principais penitenciárias do estado, mas é titular em Campina Grande do Sul e  também trabalha eventualmente em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.

A delegada vem para uma cidade que foi notícia nacional semanas atrás por causa de uma rebelião com refém.Houve depredação e fuga de presos e até agora o imóvel ainda mostra as marcas da violência, como as paredes escuras por causa da fumaça e do fogo da ocorrência.

O ex-delegado platinense Júlio César de Souza vai para Londrina, onde dirigirá a delegacia da Criança e do Adolescente.

SAP - Operação Anti Drogas Traficante morre em confronto com a polícia 

 

No final da tarde desta terça-feira (09), a polícia militar de Santo Antônio da Platina recebeu um telefonema anônimo, informando que uma grande quantidade de drogas abasteceria o morro do “Sabão” no município.

 

Sendo assim, e baseado em outras informações que já estavam em investigações, a polícia militar organizou uma “Mega operação” para apreender a droga, prender traficantes, e cumprir mandato judicial contra foragidos da última rebelião.

Na manhã desta quarta-feira (10), a polícia militar e a polícia civil, invadiram o morro do “Sabão”, e foram surpreendidos por disparos de arma de fogo.

Ao darem voz de prisão ao atirador, o mesmo efetuou novos disparos contra os policiais, que revidaram e acabaram acertando o chefe do tráfico no local.

Milton Aparecido da Silva de 30 anos, de acunha “Guinaça”, chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu antes de dar entrada no pronto socorro.

“Guinaça”, foi recentemente indiciado pelo homicídio cometido no dia 19 de fevereiro que tirou a vida do menor Bruno Arlindo de 17 anos, no conjunto Junior Afonso em Santo Antônio da Platina.

Segundo a investigação, o menor devia para o tráfico, e acabou pagando a dívida com a própria vida.

Para a surpresa dos policiais, ao subirem o morro, localizaram uma cova que estava sendo aberta, e segundo informações levantadas pela polícia, à mesma seria utilizada para o sepultamento de três usuários que deviam para o tráfico.

Além do menor morto em fevereiro, ainda está desaparecida, uma suposta vítima que também devia para os traficantes, sendo que mais dois totalizariam todos que estavam marcados para morrer.

Na operação; drogas, armas, munição e uma moto aparentemente roubada, foram apreendidas.

A operação, ainda resultou na prisão de Alex Barbosa, que estava foragido desde a última rebelião ocorrida na cadeia pública de Santo Antônio da Platina.

 

Morre garotinha atropelada no domingo em Ibaiti

A garotinha Gleiciely Rodrigues Cobe de apenas 10 anos de idade, faleceu ontem à tarde na cidade de Londrina. Ele foi vítima de atropelamento ocorrido na manhã deste domingo (7), na Rua Marcolino Cipriano, no Bairro Barra Bonita em Ibaiti.

Gleiciely estava brincando na rua quando foi atropelada pelo veículo Ford/Belina II, placas ACG-5046, conduzido por Geraldo Oliveira Sena, de 69 anos de idade. O carro de Sena disparou, devido a falhas mecânica, pela Rua Campos Sales apanhando a menina que passava pela Rua Marcolino Cipriano. Houve um principio de linchamento. Moradores do bairro tentaram linchar Sena que foi socorrido por uma moradora que o escondeu em sua residência.

A garotinha foi atendida por médicos da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti. Ela foi transferida em estado grave para Londrina. Gleiciely não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de ontem. Seu corpo está sendo velado na capela mortuária em Ibaiti. A garotinha será sepultada na tarde de hoje.

A Polícia Civil de Ibaiti investiga as causas da falha mecânica no veículo de Sena que está apreendido para perícia. O idoso responderá por homicídio culposo e se for condenado poderá pegar pena de até seis anos de reclusão.

Confirmada palestra de espírita em Santo Antônio da Platina

A União Espírita Jesus Nazareno, em Santo Antônio da Platina, promove conferência espírita de Raul Teixeira neste dia 10 de março às 20horas no Clube Platinense, na Avenida Oliveira Motta, 985, centro. 

José Raul Teixeira é licenciado em física pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Exerce o cargo de professor na Universidade Federal Fluminense. Psicografou diversas obras, tendo 23 livros publicados, ditados por diversos Espíritos, publicados pela editora Fráter Livros Espíritas, três deles já traduzidos para espanhol. 

Abaixo pequena demonstração de seu trabalho.

IBGE abre 134 vagas em 12 cidades da região

Mário Renato Grillo Lage, coordenador de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, informou, nesta segunda-feira,dia oito, que estão confirmadas 134 vagas em 12 municípios do Norte Pioneiro. 


O Processo Seletivo Simplificado do IBGE para Recenseador terá o período encerrado neste dia 19 de março nos Correios e até quatro de abril, pela Internet, no site www.cesgranrio.org.br . 


Os cidades e as vagas são Abatiá(oito); Carlópolis(13); Conselheiro Mairinck(quatro);Guapirama(quatro); Joaquim Távora(dez); Jundiaí do Sul(quatro); Quatiguá(sete); Ribeirão do Pinhal( 13); Salto do Itararé(cinco); Santo Antônio da Platina(40): Siqueira Campos( 17) e Tomazina(nove). 

Engravida menina de 14 anos e foge com irmã dela de 13

Entre os supostos atributos de Everton Flores da Silva, de 19 anos, seguramente não figura o de ter bom caráter.O desocupado engravidou uma garota de 14 anos e, na manhã desta quarta-feira, fugiu com a irmã dela, K.C.G, que tem apenas 13.

 

 

A mãe das menores, R.G., 42, compareceu ao pelotão da PM de Santo Antônio da Platina desesperada.

Ela quer saber do paradeiro da filha, que, segundo informações preliminares, estaria em Abatiá ou Ribeirão do Pinhal.

 

A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.

 

SAP - Mulher morre após sofrer problemas clínicos

Às 20:10 hs da noite desta quarta-feira (03), o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, foi acionado para atender uma vítima com problemas clínicos na Rua Antônio Bernardes no centro da cidade, porém, ao chegarem no local, a vítima Maria Rosângela de Oliveira de 42 anos, já estava em óbito.

 

A vítima foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, para saber as causas da morte.

 

Nesta Sexta-Feira dia 05/03 Baile Country e escolha da Anfitriã da Efapi

A prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina através do Departamento Municipal de Turismo em parceria com o Clube Platinense realizará sexta-feira (05) - “Baile Country” com a eleição da Anfitriã da Efapi 2010 (inscrições para anfitriã estarão abertas até o dia 04 de março).

As candidatas inscritas deverão se dirigir ao clube às 14 horas do dia 05 de março, para ensaio geral.


Reservas de mesas ainda poderão ser feitas no Clube Platinense ao preço de R$ 40,00 para sócios e R$ 60,00 para não sócios.

 

Joaquim Távora: Homem dá chicotadas em crianças

Joel Donizete Camargo, de idade não revelada, foi detido nesta quarta-feira, dia três, no centro de Joaquim Távora. Perto do Colégio São Sebastião, ele foi flagrado chicoteando W.L.S, de nove anos e E.L.C, de 13.

Os meninos sofreram escoriações nos braços.

Não foram esclarecidos os motivos pelos quais ele agrediu os menores, que foram medicados e liberados aos familiares.

 

 

O crescimento do número de crianças agredidas no Brasil tem causado muita preocupação. Sabe por quê? Porque são os próprios pais os agressores. Juntos, eles são responsáveis por mais da metade das 360 mil denúncias registradas em 12 Estados do Brasil. As mães lideram essa triste contagem da agressão com 26,2% das reclamações. Os pais ficam em segundo lugar, com 24% das acusações. Esses são os números de uma pesquisa realizada entre os dias 1° de janeiro de 1999 e 11 de abril de 2005 e divulgada pelo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência 

Detido homem que vendia falsos shows artísticos em Bandeirantes

Na tarde desta terça-feira (dia dois), equipe da PM de Bandeirantes, mediante solicitação e serviço de inteligência, conseguiu tirar de circulação o estelionatário Marcelo W. B. Leal, de 29 anos, o qual se fazia passar por promotor de eventos de shows de artistas famosos, tais como, Janayna, Belo e Exaltasamba. 

 



Com o suspeito foram encontrados contratos frios feitos com pessoas lesadas.Ele "vendia" os shows e recebia os 20% referentes à comissão. 

Diante do fato,  foi encaminhado para o devido procedimento legal. 

 

Jornal inaugura sede em Jacarezinho

“Para Jacarezinho, uma mudança. Para nós, uma transformação”. Com estas palavras que a diretora-comercial da ANPC Comunicações, Francislaine Aparecida Luquez Amaral resume a nova fase implantada pelo jornal O Popular. Depois de manter sede durante cinco anos no município de Ribeirão Claro, a publicação agora passa a ter sede em Jacarezinho, num imóvel localizado à rua São João, 263, Parque Bela Vista. 

 

Segundo a diretora, a mudança de endereço faz parte de uma estratégia de planejamento das atividades da ANPC Comunicações a partir de 2010. “Desde o início do segundo semestre de 2009 planejávamos a mudança de endereço e de município, para um espaço mais centralizado, onde pudéssemos atender nossos clientes e leitores de Jacarezinho, Ribeirão Claro e Santo Antônio da Platina, além de outros municípios das regiões da Amunop e Amunorpi”, explica. 


Francislaine explica que a empresa procurou um imóvel que se adequasse às necessidades do jornal por mais de três meses. O novo espaço, além de atender aos leitores e clientes, servirá também de moradia do casal Francislaine/Valdir Amaral e dos três filhos. 


Para o diretor-geral da ANPC Comunicações, jornalista Valdir Amaral, além da mudança de endereço, o periódico também sofrerá outras transformações. “Estamos investindo em novos equipamentos e também estamos estudando um novo projeto editorial, com mais facilidade de acesso à leitura e, sobretudo, conteúdo para incentivar a leitura entre crianças e estudantes”, conta. 


Apesar da mudança de endereço para Jacarezinho, a empresa lembra que não haverá alterações nos esquemas de distribuição e logística da empresa. “Continuaremos a cobrir jornalisticamente o município de Ribeirão Claro e vamos ampliar este atendimento a Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. O jornal continuará a ser distribuído gratuitamente e queremos melhorar ainda mais a distribuição e circulação na região. Para isso, estamos elaborando um estudo para viabilizar parcerias que possam garantir investimentos necessários para aumentarmos a circulação, que inicialmente poderá ser quinzenal e posteriormente semanal. Mas, para isso, dependemos de parcerias, tanto da iniciativa privada quanto da pública”, finaliza Amaral. 

 

Melhora transmissão de TV aberta em Santo Antônio

A transmissão de TV aberta em Santo Antônio da Platina melhorou nos últimos dias.O responsável técnico de SAP, da Ki-Antenas, conseguiu colocar no ar a rede Bandeirantes e a Novo Tempo(igreja Adventista).

 

 

Assim, além do canal 15, Mercosul, há ainda a Record(36), Globo(42) e SBT(48).

Nos próximos dias, segundo Ricardo, serão exibidas a Rede TV!(5),MTV(sem número ainda) e Canção(da igreja Católica).

Ele informou também que ainda neste mês de março as redes Band e Globo colocarão no ar o sistema digital, o que melhorará o sinal.

 

Hoje Dia Primeiro tem mais reunião sobre mototáxis platinenses

Reunião hoje, dia primeiro, discutirá novamente a questão dos mototaxistas em Santo Antônio da Platina. Foi mais um recuo embaraçoso da atual gestão.

 

 

Em dezembro do ano passado, as empresas chegaram a ser lacradas na parte da manhã e à tarde do mesmo dia reabertas porque estariam funcionando irregularmente.A prefeita alegou que "não sabia" o que estava acontecendo e deu um prazo de 90 dias para a regularização.

O prazo acabou e agora ela pretende mais um tempo para estudar qual o projeto ideal.

 

TG promove matrícula de recrutas

A prefeita Maria Ana Vicente Guimarães Pombo diretora do Tiro-de-Guerra 05-004 e o Chefe da Instrução, Subtenente Carlos Cezar Faccin, realizarão no dia cinco de março às 19 horas no pátio do Tiro-de-Guerra a solenidade de Matrículas dos recrutas desse ano. 

 

A matrícula de recruta é a etapa em que os jovens considerados “aptos” na seleção e que tenham sido designados são incorporados às fileiras do Exército. Eles prestarão o Serviço Militar em Órgãos de Formação da Reserva como TG. O Tiro-de-Guerra possibilita que esses jovens prestem o Serviço Militar Inicial no município em que reside. 

 

 

Efapi terá dois shows pagos

Edson Auersvald, tesoureiro da Efapi 2010, informou, na manhã deste domingo, dia 28, que dois shows da programação artística serão pagos: João Márcio e Fabiano e Hugo Pena e Gabriel. O restante será gratuito. 

Vera Rosa -  

A programação da Exposição-Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro, que se realiza de 19(eleição da Anfitriã, no Clube Platinense) a 28 de março, em Santo Antônio da Platina, é o maior evento da região. 

No dia 20, 20 horas Abertura Oficial em frente do Pavilhão das Bandeiras,21:30 horas Concurso da Rainha EFAPI 2009 no palco principal; dia 20(sábado) João Márcio e Fabiano; 21 Banda Apollus Band; 22 Show de Calouros; 23 Evandro e Aguinaldo; 24 Banda Metrópole; 25 Hugo Pena e Gabriel; 26 Jair Supercap Show; dia 27(sábado) Eric e Matheus e dia 28(domingo) João Neto e Fabiano. 

Cerca de 3.500 animais serão colocados à venda;haverá palestras e debates sobre agropecuária, além de novidades em tecnologia, estandes variados, restaurantes, leilões de gado, parque de diversões,cavalgada etc. 

 

 

Conheça mais as duplas:

http://www.hugopenaegabriel.com.br/

http://www.joaomarcioefabiano.com.br/site/

 

 

 

Câmara de Jacarezinho analisa 27 projetos de lei

 

A Câmara Municipal de Jacarezinho recebeu no dia 17 de fevereiro, 25 projetos de lei encaminhados pelo Executivo. Outros dois projetos já tramitavam na Casa, totalizando 27 matérias a serem analisadas pelos vereadores.

 

A prefeita Tina Toneti (PT) solicita que o Legislativo aprove as propostas em regime de urgência, a fim de viabilizar obras importantes para a coletividade. Dos projetos em questão, quatro referem-se à construção de escolas, dois destinam recursos para obras de infraestrutura urbana, e um prevê a readequação da praça Rui Barbosa.

O número elevado de projetos de lei se dá em virtude da necessidade de alterações no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento. Assim, cada projeto se desdobra em três, fazendo com que os vereadores tenham que se esforçar para emitir pareceres em curto espaço de tempo.

“A atual administração falha na questão do planejamento. Há recursos de convênios firmados em 2007 e 2008 que já deveriam constar, com os valores corretos, nas leis anteriormente aprovadas”, observa o vereador Edílson da Luz (PSDB). Mesmo sendo oposicionista, o vereador reconhece o esforço da administração na busca de recursos. “Eu mesmo estive com a prefeita em Brasília e testemunhei seu empenho. Pena que haja essa demora por parte da equipe de auxiliares”, lamenta Edílson. Foi o vereador quem repassou à Tribuna cópias dos projetos. O vereador deverá votar favoravelmente às matérias em pauta, o mesmo se dando com seu colega de partido, Wanderlei Amâncio de Morais, o Wandinho.


Escolas


A administração municipal de Jacarezinho pretende construir quatro novas escolas, com investimentos que totalizam R$ 2,7 milhões. A iniciativa contempla os bairros Vila São Pedro (R$ 500 mil); Vila Scylla (R$ 1,3 milhão); Jardim São Luiz (R$ 700 mil) e Vila Setti/Residencial Pompéia (R$ 680 mil). A maior parte desses recursos é proveniente de convênios com o Ministério da Educação, repassados por intermédio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE – e contrapartida municipal.


Além das obras físicas, a prefeita solicitou reforço na dotação orçamentária para contratação de terceirizados que prestam serviços de manutenção escolar.


O projeto n.o 1/2010 autoriza o município a conceder bolsa auxilio a estudantes jacarezinhenses matriculados no Colégio Agrícola de Cambará, no total de R$ 30 mil apenas este ano. Entre os projetos em análise há um do próprio Legislativo, aumentando de 20 para 30% a gratificação de servidor ocupante de cargo de controle interno.


Infraestrutura urbana


A prefeitura de Jacarezinho vai investir R$ 195 mil em pavimentação no Residencial Jacarezinho II e R$ 158 mil para a construção de uma Capela Mortuária, ambos no bairro Aeroporto; R$ 283 mil na readequação da Praça Rui Barbosa e R$ 656,4 mil na construção de galerias e pavimentação da Vila Scylla. Com recursos do Estado, obtidos junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a prefeitura vai construir, ainda, uma quadra esportiva, onde serão investidos R$ 82,2 mil em obras e aquisição de equipamentos. A iniciativa integra o Programa Liberdade Cidadã.

DENGUE: Santo Antônio da Platina tem 19 casos suspeitos

Dos 22 municípios da área de abrangência da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina apresenta o pior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, com 19 casos suspeitos.

Por conta de uma epidemia da doença ocorrida há poucos anos, onde foram confirmados mais de 40 casos, o risco agora, é de a cidade enfrentar um surto de dengue hemorrágica.

O índice de infestação predial está em 2.35 e de Breteau (em recipientes), em 2.90, sendo que o aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1.

Segundo o chefe da divisão de Atenção em Saúde da Regional, Fabrício Luciano Rocha, o caso de Santo Antônio da Platina já se tornou um problema de saúde pública. “A população tem que se conscientizar que precisa fazer a sua parte. Não pode deixar água acumulada nem em uma tampinha de garrafa. Estamos preocupados e realizando exames para saber qual o tipo de dengue que está predominando em Santo Antônio, porque depois da epidemia que a cidade enfrentou há uns 3 anos, os vetores podem estar infectados a ponto de transmitir a dengue hemorrágica”, alertou.

Para ajudar a Secretaria Municipal da Saúde a enfrentar a situação, a Regional está enviando técnicos diariamente para Santo Antônio da Platina, para orientar os trabalhos de combate ao mosquito. “A saúde municipal faz o que pode, mas a população tem que fazer a sua parte, porque esta é época do ano em que mais o mosquito se prolifera”, contou. A Vila Claro é o bairro com maior infestação do mosquito. “Quando determinamos um local específico, realizamos um trabalho intensificado, como visitas mais constantes dos agentes da Dengue, para limpeza e orientação dos moradores e também aplicamos inseticidas com bombas costais, que possibilitam o acesso a locais mais difíceis”, contou.

Jacarezinho aparece em segundo lugar em nível de infestação, com 1.70 do índice predial e 1.94 do índice de Breateau.

Os demais municípios em estado de alerta são Barra do Jacaré, Joaquim Távora e Cambará, porém, nenhum deles apresentou até o momento casos suspeitos da doença.

“Mesmo tendo os índices nas mãos, estamos fazendo uma revisão deles nesses municípios para direcionar os trabalhos preventivos”, disse.

 

IML de Jacarezinho sem equipamento e profissionais

 

O Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho precisa urgentemente de equipamentos e profissionais.

O Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho precisa urgentemente de equipamentos e profissionais. O pedido desesperado é do próprio diretor da unidade, o médico legista Claudinei de Oliveira. Único na região, o IML que atende 27 cidades, não possui uma máquina de radiografia (raio-x), possui apenas uma viatura para o transporte de cadáveres e conta só com um médico legista. Além disso, equipamentos de informática do setor administrativo são obsoletos e salário de médico legista é inferior ao piso da categoria.

De acordo com Oliveira, que trabalha no IML há cinco anos, as condições de trabalho no local atualmente são péssimas. O legista afirma que o instituto conta apenas com seus serviços para a realização de exames de corpo delito, violência sexual e necropsias. “Contamos hoje em dia com apenas quatro funcionários que trabalham na unidade, sendo dois do administrativo e um auxiliar de necropsia. Ainda contamos com o auxílio de um legista de Ibaiti, que nos ajuda quando é necessário. Mas isso ainda é muito pouco”, reclamou. “O ideal é que tivéssemos, ao menos, mais um auxiliar e pelo menos mais dois médicos legistas”, completou.


Faltam também, segundo o diretor, mais equipamentos e pelo menos mais uma viatura prestando serviços ao IML. “Internamente o instituto deixa muito a desejar. Precisamos muito de um equipamento de raio-x, que seria de muito importante, já que facilitaria nosso trabalho em casos de vítimas atingidas por projéteis, por exemplo”, disse. “Só para se ter uma idéia, quando chega um corpo que temos que identificar onde o projétil está, temos que fazer todo o trabalho anatomicamente”, explicou.


Segundo o legista, o IML também não possui equipamentos adequados para a realização de exames de violência sexual, como um laboratório para análises e materiais de coleta de material. “O setor administrativo também necessita de equipamentos novos de informática”.


Outra reclamação do médico legista é em relação ao transporte de cadáveres. Contando com apenas uma viatura destinada para a função, o recolhimento e a liberação de corpos acaba atrasando em muitos casos, angustiando as famílias das vítimas. “No caso do (Revaldo) Botarelli (...morto no sábado, dia 20, ao se afogar na represa de Chavantes) tivemos muita dificuldade em fazer o recolhimento do corpo. Na última segunda-feira o cadáver foi encontrado às 7 horas, mas só conseguimos fazer o recolhimento do corpo às 10 horas”, conta. “Esse atraso ocorreu porque no mesmo dia estávamos com três vítimas no IML e apenas uma viatura para o transporte dos corpos”, justificou Oliveira. “Esse atraso é muito ruim. As famílias ficam angustiadas e nós ficamos de mãos atadas, sem poder fazer nada”.


O IML de Jacarezinho registra em média 25 necropsias a cada mês. Além disso, a unidade também faz exames de corpo delito e violência sexual. De acordo com Oliveira, os exames mais realizados no local são as necropsias de casos de homicídios causados por armas de fogo, acidentes de carro, homicídios por arma branca, seguidos por exames de corpo delito e violência sexual. “Sem dúvida o IML está carente tanto de mão de obra quanto de equipamentos. Precisamos de ajuda do governo estadual”, disse. Outra queixa do médico é na questão salarial. Oliveira alega que o piso salarial de um médico legista no estado é de R$ 3, 9 mil. “Não quero revelar meu salário, mas posso afirmar que ganho muito menos do que o piso. Se não for equiparado serei o primeiro a jogar a tolha”, esbravejou.


Sub-interventor diz que estrutura de Jacarezinho é a mesma de outras unidades


O sub-interventor do Instituto Médico Legal do Paraná, capitão Marcos Galeazzi rebateu as reclamações feitas pelo responsável pela unidade de Jacarezinho, o médico legista Claudinei de Oliveira. De acordo com o capitão, os equipamentos da unidade de Jacarezinho são os mesmo utilizados em todo estado. “O equipamento de raio-x falta em praticamente todas as unidades do Paraná”, revelou. “É claro que o raio-x auxilia na necropsia, principalmente em exames de balística. Mas devo admitir que não é um equipamento essencial para uma sala de necropsia. Apenas o IML de Curitiba, que realiza de 10 a 13 necropsias por dia é que possui o aparelho”, disse. “O mesmo vale para os equipamentos de informática. A unidade de Jacarezinho recebeu os computadores em março de 2009 e são os mesmo utilizados por mim, aqui em Curitiba”, completou.


Em relação a chegada de uma nova viatura no IML de Jacarezinho, Galeazzi foi enfático ao justificar. “Não é necessário a compra de outra viatura para o transporte de cadáveres. A unidade de Londrina, que atende a cerca de 700 mil pessoas, também tem apenas um rabecão”, comparou. “O que eu posso adiantar é que existe um projeto na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) que deve chegar ao governo estadual ainda neste semestre que prevê a compra de uma viatura administrativa para cada uma das 17 unidades do IML no Estado. Isso ajudaria a desafogar o uso do rabecão”, explicou o capitão, que discordou também da reclamação de Oliveira em relação ao salário. “Não há nada de errado com o salário do Claudinei”, limitou-se a dizer.


O sub-interventor concordou apenas em um ponto com Oliveira: a falta de profissionais para trabalhar nas unidades do IML. “Essa questão é realmente complicada. Devo admitir que o Claudinei (de Oliveira) é um herói, um verdadeiro guerreiro nessa questão. Ele sozinho vem dando conta do recado há muito tempo”, elogiou. “Acontece que é difícil encontrar profissionais no mercado para trabalhar nessa função (legista e auxiliar de necropsia). Lidar com a morte não é fácil”, admitiu. “Abrimos um concurso em 2007 onde foram aprovados quatro profissionais. Um deles foi para o IML de Jacarezinho. Mas ele não agüentou nem um ano e pediu exoneração do cargo” contou. “Já em relação a médico legista, o último concurso foi realizado no ano passado. Um médico foi aprovado para trabalhar na região de Jacarezinho, porém ele mora e trabalha em uma Unidade Destacada do IML em Ibaiti. Definitivamente não é uma área fácil de conseguir profissionais”, justificou.

Concurso tem nova data

O concurso público para preenchimento de dezenas de vagas na prefeitura de Santo Antônio da Platina terá a nova data definida no máximo até esta sexta-feira.

 

A Universidade do Oeste, de Cascavel, responsável pelas provas, deve encaminhar o Edital nas próximas horas, segundo revelou um de seus diretores, por telefone. 

Reunião nesta semana entre integrantes da comissão fiscalizadora definiu também que NÃO serão abertas novas inscrições.Apenas os já inscritos farão a prova.

 

Montagem da Feira da Lua só depois das 17 horas

Enfim, uma pessoa responsável resolver agir com bom senso.A omissão foi substituída pela responsabilidade.Dentro de poucos dias, o tumulto e o transtorno causados pela Feira da Lua no centro de Santo Antônio da Platina serão significativamente reduzidos.

O secretário municipal de Obras, Planejamento e Posturas, Fábio Galhardi, informou, na manhã desta quarta-feira, dia 24, que a montagem das barracas será permitida apenas a partir das 17 horas.

Com base no Decreto 205, de 2.002, que estipula o horário das 18 às 22 horas para funcionamento da Feira da Lua,realizada às terças-feiras,a secretaria definirá, por meio de comunicado aos feirantes, o novo horário. 

É consensual que a feira é positiva para a economia da cidade e gera dezenas de empregos informais, mas o que se questiona é o fato de que os feirantes começam a fechar a avenida Oliveira Motta a partir das 14 horas, provocando problemas sérios no trânsito, já caótico no área central.

Gino de Oliveira, que trabalhou na agência local do Banco do Brasil, contou ter sido certa vez hostilizado por estacionar seu carro na avenida numa terça à tarde.

Na extensão da feira, há três escolas com o total de mais de dois mil alunos.Na saída das crianças, a bagunça é generalizada, com a PM sendo literalmente impedida de prestar seu essencial serviço de segurança pelo número elevado de pedestres e consumidores."A feira é da lua e não do sol", tascou a professora aposentada Maria de Lourdes Pereira, ela própria frequentadora assídua do local, "a coerência tem que prevalecer; queremos a feira, mas de tardezinha", adicionou.

Galhardi disse que se reunirá em breve com os feirantes para detalhar as mudanças.A limpeza do lixo, pós-feira,por exemplo, é outro item que preocupa.

 

 

Sociedade Rural e Prefeitura - EFAPI 2010

 

A Sociedade Rural do Norte Pioneiro e a Prefeitura desta cidade lançam nesta quinta-feira, a 36ª edição da Efapi – Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial do Norte Pioneiro. Segundo o presidente da Rural, João Calomeno, este ano, a Efapi será realizada entre os dias 22 a 30 de março. Conforme o presidente as atividades que serão realizadas na Efapi deste ano serão apresentadas pela Comissão Organizadora durante o lançamento, previsto para as 19 horas na Casa do Produtor do Parque de Exposições Alicio Dias dos Regis. Calomeno destacou a parceria da Sociedade Rural com a Prefeitura de Santo Antonio da Platina e com outras entidades oficiais para a realização de mais uma exposição. “Graças a esta parceria, nossa Exposição deverá reunir milhares de pessoas, e uma participação efetiva de empresas e empresários não só do setor do agro negócio, como também de outros empreendimentos”, afirmou o presidente da Rural.

 O presidente da Sociedade Rural João Calomeno destacou ainda que existe uma grande expectativa em torno da programação artística, do rodeio, dos julgamentos, dos leilões, da cavalgada, dos cursos técnicos e das novidades que estão sendo inseridas na programação oficial deste ano. “Certamente vamos ter na nossa 36ª Efapi, uma programação que atende a todos os gostos. Todos os setores envolvidos estão trabalhando para que este ano, a Efapi mais uma vez seja vitrine do agro negócio e do entretenimento no Norte Pioneiro. Nossa região merece esta festa”, disse. Durante o lançamento da Efapi, serão apresentados os materiais de divulgação, o Cartaz da Exposição e a programação oficial. O Concurso da Rainha deste ano também será realizado em duas etapas que deverão escolher a Anfitriã e a Rainha da Efapi, com participação de candidatas de todo o Norte Pioneiro. Também está confirmada a realização do tradicional Show de Calouros, a Cavalgada, no dia 23 de março, com a presença confirmada de tropeiros e caravanas de várias cidades da região e do sul do Estado de São Paulo. A programação artística deste ano também será apresentada nesta quinta-feira pela Sociedade Rural.

 

 

Programação de Shows- Efapi 2010

 

19/03 sexta- Concurso da Rainha da Efapi

20/03 sábado- João Marcio & Fabiano

21/03 domingo- Banda Apollus Band

22/03 segunda- Show de Calouros

23/03 Terça- Evandro & Aguinaldo

24/03 quarta- Banda Metrópoli

25/03 quinta- *Hugo Pena e Gabriel

26/03 sexta- Jair Super Cap (abertura do Rodeio)

27/03 sabado- Eric & Matheus

28/03 domingo- João Neto & Fabiano

 

* A Sociedade Rural do Norte Pioneiro ainda não divulgou os valores do evento, não sabendo se será Show pago ou não.

 

Enterro de engenheiro será hoje

Depois de 46 horas de busca, os bombeiros encontraram o corpo do engenheiro Revaldo Fernando Neto Botarelli,57 anos, que morreu afogado no sábado, na represa de Carlópolis. Foi na manhã desta segunda-feira que o amigo ex-prefeito platinense, Flávio Maiorky localizou a vítima, boiando.Botarelli NÃO será velado na câmara de vereadores,pois recente Resolução só permite esse tipo de situação quando o falecido for ex ou detentor de mandato político da cidade.

O engenheiro caiu de um barco onde pescava. Ele estava sem bóia. 

Botarelli era proprietário da Contrutora Botarelli, de Santo Antônio da Platina, que possui obras em todo o Norte Pioneiro. O engenheiro era casado e tinha um casal de filhos. 

O corpo foi encaminhado ao IML de Jacarezinho. A família, esgotada com o estresse da fatalidade e das buscas, fará um velório rápido e ele será sepultado ainda hoje no jazigo da família em Jacarezinho. 

 

 

Moça briga com namorado e tenta se matar em Salto do Itararé

 

 

A jovem P.D.F., de 22 anos de idade, tentou se suicidar no final da tarde desta quinta-feira (18), na cidade de Salto do Itararé. Segundo informações passadas pela polícia a moça havia brigado com o namorado.


A garota foi impedida por um soldado que percebeu que ele estava nervosa caminhando pela ponte. O PM agarrou a mulher pelo braço antes que ela se jogasse. 


P.D.F. foi encaminhada para a Polícia Civil e depois para a família.  

 

Queda de moto mata homem no domingo de carnaval em SAP

 

Reinaldo Pereira da Silva de 28 anos morreu após sofrer uma queda de moto na tarde deste domingo de carnaval na Rua Antônio de Castro Vilas Boas na Vila Ribeiro, próximo ao mercado do “Purga”. O acidente ocorreu por volta das 16h30min.

 

Ao chegarem ao local, os bombeiros avistaram Silva, que estava caído próximo à moto Honda CG 125, placa AQC-3211 já sem vida.

 

O corpo foi encaminhado ao IML.

 

 

Fonte : Ta No Site

PR-439 registra mais um acidente, vítima com ferimentos graves.

 

Às 18h30min deste domingo de carnaval, os bombeiros de Santo Antônio da Platina, atenderam a mais uma ocorrência na PR-439 próximo à escola Agrícola.

 

O acidente também envolvendo queda de moto, deixou Cláudio Euzébio de 34 anos, com ferimentos graves, ele conduzia a CG Today placa ADM-0792 de Colombo.

 

Euzébio foi encaminhado ao Pronto Socorro de Santo Antônio da Platina.

 

Segundo informações do Hospital, a vítima teve ferimentos graves, mas não corre risco de morrer.

 

 

Fonte : Ta No site

Policial refém revela drama

 

Pela primeira vez e com exclusividade aonpdiario, o investigador da polícia civil Tiago de Souza(foto) conta os momentos de tensão e o drama que viveu durante 24 horas, algemado, nas mãos de bandidos que o tomaram como refém na maior rebelião da história do Norte Pioneiro, ocorrida no último domingo e que só terminou na tarde de segunda-feira.

Ele era o plantonista e os presos, após serrarem as grades de uma das celas, o dominaram e iniciaram a tortura psicológica.

Tiago tem 42 anos, é solteiro, nasceu e vive no povoado da Platina, a sete quilômetros da zona urbana de Santo Antônio da Platina.Nunca passara por algo semelhante.

Os rebelados tinham facas e estoques(tipo de objeto contundente improvisado) e ameaçavam matá-lo a todo instante, lembra o policial, que tem licença de 15 dias para descansar, porém preferiu voltar ao trabalho.Domingo,dia 14, será o plantonista novamente do que sobrou da delegacia, uma vez que os marginais depredaram e queimaram quase todo o prédio.

Tiago admite ter sentido muito medo, principalmente nas primeiras horas, pois o tumulto foi geral, com gritos, fogo e bandidos fugindo ou tomando outros presos como reféns.Foi um drama real.

Afirma ter ficado sem se alimentar e só foi no banheiro na segunda-feira, algemado e acompanhado dos presos, sempre agressivos.

Ainda aparenta estar abalado, porém, católico, confia que em breve estará bem.

O profissional salienta que, com o passar das horas, a situação, para ele, ficou menos grave, principalmente com a presença da juíza da Vara Criminal, Maristella Andrade, que fez toda a negociação com os marginais.

"Agora, estou tentando me recuperar; estou bem", afirma Tiago, tido como exemplo de retidão de caráter pelos colegas de profissão e pela Imprensa regional.

 

 

Fonte : NP Diario

Fusca rosa faz sucesso em Santo Antônio

 

 

Depois de 15 anos aguardando, a empresária Eliane Maria de Paula Gomes, ganhou do marido, o professor de química Augusto Lomba, um veículo personalizado e que vem chamando  a atenção de todos em Santo Antônio da Platina, onde residem. O Volkswagen é inteiramente rosa(foto).

Ela conta que pedia o presente ao esposo e, finalmente, resolveu fazer a vontade da mulher.

O carro demorou dois meses para ficar pronto, é incrementado com purpurina e verniz, "quando bate o sol, ele brilha! De noite, ele brilha!", comemora Eliane, que se disse emocionada ao receber o mimo,"fiquei dias sem dormir direito, agoniada, ansiosa", admite, ao informar que o interior também é especial, com teto e bancos em couro artificial de jacaré em tons de vinho. "Um luxo!"

 

 

Fonte : NP Diario

 

Qualificação profissional em Siqueira Campos

 

O Centro de Atendimento Sócio Educativo, coordenado pelo Departamento de Ação Social do município de Siqueira Campos realizou nos dias 10, 11 e 12 vários cursos de qualificação profissional. Em parceria com o ITQ – Intellectus Treinamento e Qualificação de Curitiba foram realizados os cursos de Secretariado, Recepcionista, Comunicação, Técnica de vendas, Atendimento e Consultor de negócios. 

O valor da inscrição foi dois quilos de alimentos que serão revertidos para a área social do município e o certificado era opcional ao custo de quarenta e cinco reais. Dezenas de pessoas participaram dos cursos que foram divididos em turmas no período da tarde e a noite. De acordo com o diretor do departamento social Elcio Junior, “o objetivo é dar oportunidade de qualificação as pessoas para que possam buscar o mercado de trabalho com mais facilidade e através de cursos também estamos promovendo o resgate social de muitas pessoas” destacou o diretor. 

O departamento social oferece permanentemente curso de informática, aulas de violão, aulas de karatê, Capoeira e artesanato. Em breve o departamento social deve lançar os cursos de costura e de cabeleireiro. 

 

 

Fonte: NP Diario

Bêbado é espancado e roubado em Carlópolis

 

 

Na madrugada deste sábado (13), a Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência na Avenida Elson soares, no centro da cidade de Carlópolis. Segundo denúncias um grupo de rapazes estava espancando um homem na praça. 

Quando a viatura da PM chegou ao local encontrou um homem embriagado bastante ferido caído ao chão. Os rapazes ao perceberem a presença da polícia fugiram correndo. Após encaminhar a vítima para cuidados médicos os policiais encontraram um adolescente na cidade com cartões de créditos da vítima no bolso.

O menor foi apreendido e levado para a polícia civil. 

 

 

Fonte : NP Diario

Atleta da República Tcheca treina em Ribeirão Claro

 

O atleta da canoagem maratona, Jezek Tomas, da República Tcheca, está treinando em Ribeirão Claro. O sexto colocado do último mundial da categoria está sendo acompanhado pelos representantes do município na modalidade esportiva, Leandro do Prado Correia e Danilo da Silva.

Os dois disputam a mesma categoria de Tomas, a K1 sênior e já se enfrentaram em dois mundiais. O convite veio de um colega, casado com uma brasileira que residia em Ribeirão Claro. Os atletas treinam na Prainha da Cachoeira, usando o equipamento conseguido através do apoio da prefeitura de Ribeirão Claro e o patrocínio de empresas. O atleta Tcheco foi recebido pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV). 

Segundo Tomas, o clima da região e as belezas naturais de Ribeirão Claro são perfeitos para a prática da canoagem. Para ele, que já tem no currículo um sexto lugar e um vice-campeonato mundial, o apoio dado aos atletas ribeiraoclarenses é fundamental para incentivar a prática esportiva.

 “O clima daqui é ótimo para treinar canoagem”, disse. “Na República Tcheca, quase não conseguimos treinar na água por causa do frio”, conta. “As temperaturas geralmente ficam em torno de 0 grau Celsius”, revela. “Aqui é possível até nadar depois do treino”, completa. 

A experiência do visitante tem beneficiado os atletas do município. De acordo com Leandro do Prado Correia, é bom treinar com um atleta de alto nível. “O Tomas está em altíssimo nível”, disse. O Tcheco passará o Carnaval no município, mas garantiu que o ritmo dos treinamentos não será alterado nem durante os dias da festa. “Ele já disse que vai treinar normalmente durante o carnaval”, brincou. 

Comboio traz ponte metálica para Tomazina

 

 

O Exército vai instalar uma ponte metálica sobre o Rio das Cinzas, na PRC-272, em Tomazina. A estrutura de 40 metros vai ser montada da cabeceira da ponte de concreto, que foi interditada devido às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas, até um ponto seguro da própria ponte, criando um ponto de ultrapassagem para os veículos e para a população da região. “É uma solução emergencial para diminuir as dificuldades que a população da cidade tem passado. Nossos técnicos já trabalham na elaboração da solução definitiva para a recuperação da ponte de concreto”, diz o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot. 

A estrutura metálica vai ficar por cerca de 30 dias no local, enquanto engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham na contratação de uma empresa para corrigir os problemas estruturais da ponte. Na manhã desta quinta-feira (11) o 5° Batalhão de Engenharia de Combate, localizado em Porto União, Santa Catarina, iniciou o deslocamento da ponte metálica. A estrutura percorre os 400 quilômetros entre duas cidades em um comboio formado por 11 veículos e 77 militares. A previsão é que a ponte chegue em Tomazina na tarde desta quinta-feira. A montagem começa na manhã de sexta-feira (12) e até o final de semana deve estar concluída. 

“É uma ponte metálica Bailey com cerca de 40 metros que vai ser instalada da cabeceira da estrutura existente até um ponto seguro da mesma. Isso vai criar uma condição segura de utilização da ponte de concreto”, explica o tenente Francílio Fonseca Santana. 

O Governo do Paraná também auxilia as prefeituras na recuperação de ruas e vias rurais destruídas pelas chuvas. Já foram deslocadas 11 equipes do programa de Patrulhas Rodoviárias para atuar nas cidades do Norte Pioneiro. Tizzot explica que cada equipe das Patrulhas conta com 11 equipamentos entre máquinas e caminhões. “Ainda estamos visitando e fazendo levantamento técnico das pontes nas vias rurais que foram atingidas pelas chuvas. Com esses dados vamos montar uma programação para a instalação de pontes de concreto fabricadas pelo próprio DER”, explicou. 

Acidente com ônibus da Princesa do Norte deixa quatro feridos

 

Um ônibus da empresa Princesa do Norte, que saiu de Curitiba às 11h30m com destino a Bauru(SP) tombou no KM-261 da rodovia Parigot de Souza(PR-092) pouco depois das 17 horas desta terça-feira, dia nove, emWenceslau Braz.

Segundo informações da polícia rodoviária deSiqueira Campos, que atendeu a ocorrência, o motorista perdeu o controle do coletivo ao desviar de uma moto que vinha em sentido contrário. O ônibus caiu no começo de uma ribanceira(foto).

Quatro passageiros ficaram feridos, todos levemente, e foram encaminhados ao Hospital de Caridade São Sebastião, de Wenceslau Braz. Apenas Eunice Cavazani da Silva, de 60 anos, permaneceu em estado de observação.Ela sofreu contusões no nariz e abdôme.

 

 

Fonte: NP Diario

Acidente fere 2 em BR próximo ao HOTEL k2

 

Por volta das 22h00min desta quarta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, atenderam a uma ocorrência na BR-153 próximo a oficina Medeval em Santo Antônio da Platina.

Divino Antônio dos Santos de 48 anos, ao tentar atravessar a BR, foi atropelado pela Honda Titan placa-5414 de SAP, conduzida por Alessandro Nunes de 27 anos.

Ambos foram encaminhados ao Pronto Socorro Nossa Senhora da Saúde com ferimentos graves com risco à vida.

A assessoria do hospital não pode informar o estado das vítimas até a publicação desta matéria.

 

Texto : Ta No Site

Fotos: Thannillo Araujo (cheguei bem na hora,huasuhsauhas,deu pra pegar alguma coisa,,)
 

 

Segue Imagens:

 


Jovem é encontrado morto no Cemitério de Ourinhos

 

 

Por volta das 8 horas do dia 1º de fevereiro, quando chegava para trabalhar em um túmulo da quadra 46, do Cemitério Municipal de Ourinhos, o pedreiro Alexandro Motta, 27, foi surpreendido por um cadáver ensanguentado, encostado na perpétua 9012.

"Quando cheguei para trabalhar vi o sangue de longe e levei um susto muito grande, pois estamos acostumados a ver mortos, mas não daquele jeito", afirmou Motta. O pedreiro avisou o encarregado do local, que acionou a Polícia. O corpo de Claudionor Antonio da Silva Junior, 28, foi reconhecido por sua irmã Claudileide Isabel da Silva.

Segundo informações de investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), por volta da 00 hora de domingo, 31, foram dados dois disparos com arma de fogo, um deles teria acertado a cabeça do jovem, que era o caçula de seis irmãos e pai de três filhos. Ao lado do corpo havia um cachimbo, uma bituca de cigarro e um plástico com resquícios de crack.

De acordo com uma cunhada da vítima, Claudionor morava no Conjunto Habitacional Helena Braz Vendramini (Ourinhos G), com a mãe e uma irmã. "Ele era muito bom para as crianças e há dois meses havia saído de uma internação", afirmou a mulher, ao destacar que o rapaz já havia passado por vários tratamentos para abandonar o vício das drogas.

A Polícia Civil vai investigar o caso. Suspeita-se que o terceiro homicídio ocorrido na cidade de Ourinhos em 2010, tenha sido um acerto de contas pelo não pagamento de dívidas com o tráfico.

 

 

Fonte: Ta No Site

 

Caminhão destrói moto no centro de Santo Antônio da Platina

No Final da tarde desta terça-feira (02), a falta de atenção de um motorista na Rua Marechal Deodoro, no centro de Santo Antônio da Platina, por pouco não acaba em tragédia.

O motorista do caminhão placas LJI-5723 de Curitiba, estava estacionando para descarregar, mas a desatenção fez com que o motorista não avistasse a Honda Bis placa AWR-4046 de Santo Antônio da Platina, que estava estacionada atrás do caminhão.

Não havia ninguém na moto na hora da colisão, que ficou totalmente destruída.

A polícia militar foi acionada e registrou a ocorrência.

 

 

Fonte: Ta No Site

 

Policiais militares apreendem crack em Santo Antônio da Platina.

Na noite deste dia (01), por volta das 20h40min, a equipe da Rádio Patrulha recebeu uma denúncia pelo telefone 181 (narcodenúncia), sobre tráfico de drogas na Rua Santos Dumont, Vila Ribeiro, Santo Antonio da Platina.

Imediatamente foram para o local, onde abordaram quatro suspeitos, sendo dois menores e dois adultos. Com um dos menores foi encontrado um aparelho celular e mais R$ 135,00. Já com a jovem A R S, 20 anos, os policias apreenderam 10 pedras de crack e R$100,00 em espécie. Ela afirmou que estava vendendo drogas porque precisava de dinheiro. A jovem foi encaminhada à delegacia local.

O Comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Aírton Sérgio Diniz, comentou sobre as apreensões: “ Mais uma vez a participação da comunidade, através das denúncias anônimas, foi crucial para sucesso destas ocorrências. Quando deixamos de denunciar, acabamos de certa forma, sendo coniventes com a criminalidade. Lembramos que as denúncias são anônimas, sendo impossível identificar o denunciante, até porque não há interesse em sabermos a identidade de quem denuncia. Então quero agradecer a população do Norte Pioneiro, pela confiança em nosso trabalho e continuem cada vez denunciando os fatos criminosos, pois assim estarão cumprindo seu papel de cidadania e contribuindo para segurança de todos. Para denunciar sobre tráfico de drogas ligue 181 – narcodenúncia e 190 para demais crimes”, afirmou Comandante.

 

 

Fonte: Ta no Site

 

Preso mototaxista traficante

 

 

Edimar Ferraz, 26 anos, foi preso pela PM na tarde desta segunda-feira (dia 25) no centro de Santo Antônio da Platina com 29 pedras de crack. Ele estava no mototáxi onde trabalha, na rua Rui Barbosa, ao lado da Floricultura Vânia(foto) e não resistiu à prisão.

A P2 monitorava o rapaz há dois meses.

Com Ferraz, foram apreendidos embalagens para a venda da droga, celulares,dinheiro e uma balança de precisão, além de um revólver calibre 38 em sua casa, na Vila Ribeiro.
Três outras pessoas foram detidas, mas liberadas no começo da noite.

 

 

Fonte : NP Diário

Fonte das Noticias :

SITES REGIONAIS

NP DIARIO

TA NO SITE 


http://www.thannilloproducoes.webnode.com.pt/